sábado, 9 de fevereiro de 2013

Minha vida sem o Efavirenz

Há pouco mais de 6 meses eu iniciei o uso de medicamentos antiretrovirais com a combinação Lamivudina + Tenofovir + Efavirenz. Meu médico me avisou dos possíveis efeitos colaterais como sonhos muito vívidos e pesadelos. Uma semana após o início do uso da medicação tive uma leve alergia (rash) que foi rapidamente contida com o uso de anti-histamínicos. Os sonhos de fato vieram e eu confesso que até os achava divertidos, porém outros sintomas começaram a aparecer. Comecei a ficar mais sensível e a literalmente chorar até em comerciais de margarina. Qualquer coisa era motivo para me levar às lágrimas. Além disso, comecei a me irritar muito facilmente também e andei sendo desaforado com algumas pessoas que me contrariavam. Meu psicólogo, mal informado, considerou normal minha alteração de humor pois eu estava num momento delicado da terapia. Porém, no final do ano passado tive 4 episódios que me tiraram do sério e em um deles eu cheguei a tomar uma atitude de agressão física (leve) contra meu oponente. Esses fatos me deixou muito preocupado pois tive medo de aonde é eu iria chegar. Procurei um psiquiatra que, mal informado também, me receitou medicação contra TAG, depressão etc. Por sorte ou providência, eu acabei antecipando minha consulta com meu infectologista em virtude de um outro problema e comentei com ele sobre esses sintomas e sobre a medicação do psiquiatra. Na hora ele falou: "é o Efavirenz. Vamos substituí-lo por Nevirapina, que é da mesma classe. Se os sintomas persistirem aí veremos que não tem relação com a medicação e você então inicia a medicação do psiquiatra!"
Assim eu fiz e com grande supresa e alegria escrevo hoje após uma semana de nova medicação, onde me sinto muito melhor e mais estável emocionalmente. As adversidades da vida continuam me perturbando (sou uma pessoa sensível e talvez mais vulnerável do que a média) mas durante esses dias após o início da nova medicação não tive nenhuma crise nervosa, não quis matar ninguém. E olha que tive de lidar com alguns assuntos familiares extramemente delicados e estou fisicamente debilitado por causa de uma infecção de repetição que estou tratando. Deus abençoe quem descobriu a Nevirapina!
E que os meus resultados de exame continuem melhorando (em 6 meses  de TARV = 3TC+TDF+ EFZ zerei minha carga viral e aumentei meu CD4 para níveis de pessoas não infectadas).
Às vezes me sinto só por não poder compartilhar essa minha condição com muitas pessoas.
Já são 10 anos e meio desde que descobri que tenho o virus e 6 meses desde o início da nova fase com o uso de medicamentos. Ainda alterno sentimentos entre: Ai meu Deus, estou morrendo de Aids e graças a Deus que comecei a tomar remédio, pois assim terei mais qualidade de vida. 



29 comentários:

  1. Odeio o Efavirenz, tem me deixado muito depressivo. Já falei para o infectologista, mas ele não quer trocar. acha normal. então vou deixar de toma por conta, porque não aguento mais depressão e irritabilidade. Se continuar assim, vou acabar fazendo besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça isso, Hélio. Mude de infectologista.

      Excluir
    2. cara tive o mesmo problema que vc teve com o maldito efavirenz. É normal por 30 dias eles nao trocarem o efavirenz por dizerem que os efeitos colaterais dele passa (comigo nao passou). Tive que trocar e graças a Deus tou ai super vida nornal sem efeitos nenhum. Fui um cara azarado. descobri que tinha hiv ao pegar uma sífilis como aviso kkkk. Porem, junto com a sifilis veio uma maldita hepatite B que pode causar cancer. Me livrei da hep B com dietas caseiras e com o coquetel hiv .. tenofovir, lamivudina, fosamprenavir e ritonavir. A minha hep B era cronica e tambem estou indetectavel tanto para ela como para o hiv. Brigue feio para trocarem o seu esquema maldito de efavirenz. Eu disse que iria na televisão e que eu tinha direito de escolher a medicação que me service melhor. Boa sorte ai!

      Excluir
    3. Amigo, realmente, para trocarem essa porcaria de Efavirenz, tive de estar num dia bem de pavio curto. Fui lá e falei que se não trocasse, não iria toma mais nada. Deito e feito, se obrigaram a trocar. Já vi que pra troca de ARV é só na grosseria mesmo. E agora descobri por acaso. A farmacêutica que libera a medicação me falou que tem algo que o Efavirenz não deve ser receitado principalmente para pessoas que tenham depressão, ou suspeita de depressão. Realmente, tem sentido, porque depois que me livrei dele, as coisas melhoraram e muito.

      Excluir
  2. Verdade, Hélio. Procure outro profissional e peça para substituir a medicação. O tratamento só funciona com a combinação de todos os remédios. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos. obrigado pela ajuda. convenci o infectologista a trocar o medicamento. provavelmente vai ser o Kaletra. Expliquei que não aguentava mais, que estava chegando a um ponto insuportável de depressão e agressividade. Agora fazer exame de CD4 para ver como está, pois fiquei uma semana sem tomar a medicação e o CD4 deve ter baixado, até por causa da cirurgia. agradeço aos amigos que deram força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Hélio, como está com a nova medicação? Finalmente, qual remédio está utilizando no lugar do Efavirenz?

      Excluir
    2. Olá amigos, Desculpe a demora na resposta. Estou com a combinação de Biovir e Nevirapina. Simplesmente melhorou muito. Esse efavirenz nunca deveria ser receitado para portador que já sofre de depressão., pois a coisa piora. Hoje tou bem deprimido. Não sei porque. Começei meu tratamento anti-tabagismo e estou aguentando. Mas juro, Ta realmente difícil minha vida. Sabe quando você quer e precisa chorar, pois é, estou assim hoje. Sei lá o que ta acontecendo.

      Excluir
    3. O Efavirenz fez a mesma coisa comigo, fiquei depressivo e irritado. Além de passar muito mal cada vez que eu o tomava.

      Excluir
    4. O Efavirenz fez a mesma coisa comigo, fiquei depressivo e irritado. Além de passar muito mal cada vez que eu o tomava.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom, resolvi de tomar uma decisão, realmente efavirenz é horrível mesmo, Falam que é só tomar a medicação e pronto, mas os efeitos colaterais? hoje estou com osteoporose na coluna lombar, mas não foi só medicamentos, genética também. Estou com lipodistrofia, Então resolvi que não vou tomar mais nada. Essa é minha decisão e não estou aconselhando a ninguém a abandonar o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio, em primeiro lugar perdão pela demora. Gostaria de saber como você está.

      Excluir
  7. Desculpa, não vou passar a mão na sua cabeça. Vc precisa de um belo esporro. Eu sou uma pessoa que vim a procura de informação e vejo que desistiu de vc, da sua vida. Cara, ACORDA E ARQUE COM AS CONSEQUENCIAS DE SEUS ATOS. Vc não tem familia e amigos? Se tem, desistiu deles tanbém. A vida é assim pra todos nós e todos nós sofremos com muitas coisas. Vc está sendo fraco. Tome vergonha nessa cara e continue com seu tratamento, por seus pais, amigos e pessoas que te amam. Vc está sendo egoista. Se está passando por isso, é 100% por culta sua.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tive depressão severa, depressão aguda grave, muita irritabilidade e episódios de pânico, tentei suicídio algumas vezes sem sucesso, minha psiquiatra receitou amitripitilina e minha infectologista nada disse sobre ser possível efeito do efavirenz. Agora tomo doses altas de amitripitilina e também diazepam, fora tenofovir+efavirenz+lamivudina, tenho muitas variações de humor, ginecomastia, fotossensibilidade, secura na boca, dormência na língua, aumento da transpiração e da frequência urinária, turvação visual, cansaço, fadiga, náusea, dor de cabeça, desconforto epigástrico, e diminuição da líbido. Tá foda, mas enfim, estou mais desabafando do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  9. Eu também tive depressão severa, depressão aguda grave, muita irritabilidade e episódios de pânico, tentei suicídio algumas vezes sem sucesso, minha psiquiatra receitou amitripitilina e minha infectologista nada disse sobre ser possível efeito do efavirenz. Agora tomo doses altas de amitripitilina e também diazepam, fora tenofovir+efavirenz+lamivudina, tenho muitas variações de humor, ginecomastia, fotossensibilidade, secura na boca, dormência na língua, aumento da transpiração e da frequência urinária, turvação visual, cansaço, fadiga, náusea, dor de cabeça, desconforto epigástrico, e diminuição da líbido. Tá foda, mas enfim, estou mais desabafando do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,

      agradeço por compartilhar sua história conosco aqui no blog. Espero que esteja passando melhor esses últimos tempos. Converse com seu infectologista, ou talvez com outro profissional também, sobre esses possíveis efeitos colaterais. Há esquemas alternativos para pessoas que não se adaptam ao Efavirenz

      Excluir
  10. Olá amigo estava lendo.. seu post e vi que você apenas depois de 10 anos de ter descoberto que era sopositivo que iniciou o tratamento? Seu CD4 ficou acima de 500 todo esse tempo? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Meu CD4 ficou estável em torno de 500 e minha carga viral fixa entre 5000 e 8000. No início todos achávamos isso bom, mas os estudos recentes já mostram que longo tempo de convivência com o vírus é bem prejudicial. Hoje tenho um tumor de sarcoma de kaposi em função disso. Felizmente ele é apenas cutâneo e o tratamento será simples. Mas a recomendação agora é tratar o HIV assim que detectado.

      Excluir
  11. Sou mais um soropositivo querendo entender o que acontece com os efeitos dos antirretrovirais pois tomo há mais de 2 anos e meio e desde que descobri minha sorologia, e como todos fui informado pelo infectologista que os efeitos iriam passar com o tempo, acontece que desenvolvi insônia , e quando consigo dormir 3 horas por dia tenho pesadelos que quando acordo o meu coração parece sair do peito, falo dormindo, me debato na cama ao ponto de cair no chão ou acordar batendo a cabeça na parede.um absurdo pois acordo tendo que tomar um ansiolitico para poder me acalmar, durante o dia sinto muita fadiga, diarréia em seguida, desenvolvi fobia social ao ponto de não conseguir sair de casa, procurei um psiquiatra que a princípio me diagnosticou com estresse pós traumático, toc, idéias suicidas, passei a tomar antidepressivos dentre outros remédios, por último estou há um ano com diagnóstico de esquizofrenia tendo que tomar quetiapina 600 mg dia, estou enlouquecendo e sem vontade de continuar a viver dessa forma, então comecei a avaliar a possibilidade dos efeitos dos antirretrovirais e comentei com a infectologista mas a mesma insiste na continuidade dos remédios já não sei o que fazer , não paro de tomar os remédios pois ainda tenho conciência e tenho minha mãe que me apóia e me dá a medicação periodicamente e peço a Deus todos os dias que eu não desista da minha vida pois ela não merece isso.
    Não suporto mais essa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maranhão, fiquei muito tocado com a sua história e imagino o quanto deve estar sendo difícil par você conviver com todos esses sintomas. Pode ser que nem tudo esteja diretamente ligado ao Efavirenz, ou até que ele tenha apenas agravado situações que estavam latentes mas que já pré-existiam. De todo modo, sempre cabe procurar uma segunda opinião. Tente conversar com outro infectologista.
      Enquanto isso, achei muito bonito você dizer que não desistiu da sua vida, por mais difícil que ela esteja sendo. Claro, que isso não te impede de buscar recursos para melhorar a sua qualidade de vida.
      Já tentou tratamentos alternativos (complementares aos antirretrovirais, não seria para parar de tomar seus remédios), atividades físicas, práticas espirituais... todas essas coisas podem te ajudar a viver um pouco mais em paz, apesar da dor.
      Sei que pode parecer mais fácil falar do que fazer, mas cada um sabe as dores que tem. Eu tenho as minhas, que às vezes me parecem insuportáveis e eu quando elas vem, busco auxílio nos lugares que encontrei e me fazem bem: massagem, homeopatia, meditação, esporte, bons amigos, conexão espiritual etc
      Te desejo paz!

      Excluir
  12. Também fui diagnosticado com esquizoafetividade mas foi após começar o tratamento com esse tal de efavirenz que meu quadro piorou depressivo... as vezes fico irritado a ponto de querer espancar quem tiver pela frente, ja avia desconfiado do tratamento do HIV hoje tenho certeza pois sou soro positivo a 18 anos e só aos 24 anos comecei a fazer o tratamento com antiretroviral e minha vida mudou muito as vezes penso que seria melhor ter um câncer pois já teria morrido e me livrado desse fardo... vivo deprimido triste e sem vontade de lutar pois a minha felicidade morreu a 12 anos atrás vem tendo que tomar esse remédios para combater o vírus e aumentar minha imunidade, sei dizer que estamos mortos vivos pois sem o medicamento estamos sujeitos a uma doença oportunistas que nem sempre pode nos levar a morte e sim nos deixar vegetando e sendo um peso para nossos familiares.

    ResponderExcluir
  13. Também fui diagnosticado com esquizoafetividade mas foi após começar o tratamento com esse tal de efavirenz que meu quadro piorou depressivo... as vezes fico irritado a ponto de querer espancar quem tiver pela frente, ja avia desconfiado do tratamento do HIV hoje tenho certeza pois sou soro positivo a 18 anos e só aos 24 anos comecei a fazer o tratamento com antiretroviral e minha vida mudou muito as vezes penso que seria melhor ter um câncer pois já teria morrido e me livrado desse fardo... vivo deprimido triste e sem vontade de lutar pois a minha felicidade morreu a 12 anos atrás vem tendo que tomar esse remédios para combater o vírus e aumentar minha imunidade, sei dizer que estamos mortos vivos pois sem o medicamento estamos sujeitos a uma doença oportunistas que nem sempre pode nos levar a morte e sim nos deixar vegetando e sendo um peso para nossos familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wandy,
      imagino o quanto deve estar sendo difícil para você viver se sentindo dessa forma.
      O diagnóstico de esquizoafetividade com episódios depressivos parece ser algo muito marcante na sua vida. Queria apenas dizer que esse tipo de transtorno é difícil de diagnosticar e pode haver discordâncias entre profissionais. É sempre bom conversar com mais de um psiquiatra e ter acompanhamento psicológico permanente. É possível que o Efavirenz esteja interagindo com alguma das outras medicações que você toma ou então que esteja aguçando alguns dos sintomas depressivos que você já possuía.
      Te entendo quando você diz que preferia ter um câncer e morrer para se livrar desse fardo, já me senti assim também. Na verdade, de vez em quando penso que gostaria de morrer, mesmo sem ter metade dos sintomas que vi você relatando. Mas tem horas que a vida parece ser algo insuportável para mim.
      Parece que além disso, temos outra coisa em comum. Mesmo nem sempre estando satisfeitos com o que estamos vivendo e às vezes querendo encerrar nossa vida, não o fazemos.
      Falei em resposta a um outro comentário que, quando estou muito mal, me sentindo desequilibrado, tenho buscado ajuda em lugares que têm me oferecido consolo. É importante que você ache coisas que funcionem para você. Os que eu busco atualmente são: massagem, homeopatia, meditação, esporte, bons amigos, conexão espiritual etc.
      Desejo que você encontre caminhos de paz no meio das tuas turbulências. Que teu sofrimento não te faça perder tua humanidade. Que tua dor não faça com que você se perca de si mesmo. Que a vontade de viver nunca te abandone. E que você encontre momentos de alegria todos os dias da tua vida, ainda que esses momentos sejam intercalados pelos momentos de dor e sofrimento.
      Paz!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Estou enfrentando a mesma situação do Maranhão 37, a pouco mais de 1 ano. Indicios de esquizofrenia, e atualmente diagnosticado e fazendo tratamento para depressão grave com sintomas psicoticos, transtorno bipolar e transtorno psicotico. Alguns dias parece estar tudo bem, noutros é dificil vencer cada hora sem fazer ou sentir algo de que envergonhe depois. Alguem conseguiu alguma melhora? Atualmente uso 3TC+TDF+ EFZ, Quetiapina, Bupropiona e olcadil. Preciso ter minha vida d volta. Já não sei mais o q fazer não vejo como ter esperança, 2 infectologistas não recomendaram a troca da medicação, comecei a tomar mais ou menos 1 ano apos a infecção tendo uma resposta rapida ficando com carga de 251 e CD4 680 em apenas 2 meses e no 4 mes já estava indetectavel, tomo este esquema a qse 3 anos e eles acreditam que outra medicação pode dar efeitos piores pois já sou depressivo a mais de 10 anos. Está impossivel viver desta maneira.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir